WishList Literária #1

wish

Booooa tarde pessoal, senti uma necessidade tremenda de dividir com vocês meus desejos literários para os próximos dias, já que não posso comprar tudo que quero então vou compartilhar tudo o que posso, haha

A ideia é: sempre que eu coletar, conhecer, descobrir e desejar uma certa quantidade de livros, vou compartilha-los aqui com vocês pois desejo multiplicado se torna mais forte e, quem sabe assim eles caiam do céu ou vocês me dão de presente, né?

Exceções a parte, essa Wish List trás algumas releituras de Contos de Fadas que acabaram me interessando demais em conhece-las. Vamos ver?

1. O Lado Mais Sombrio – A. G. Howard, Editora Novo Conceito
o-lado-mais-sombrio_1.jpg.1000x1353_q85_cropO livro é uma releitura ~mais sombria~ de Alice no País das Maravilhas e, é claro que não poderia deixar de estar nessa lista, né? Todos conhecem meu apego com esse romance.
Alyssa Gardner, personagem principal do livro, é tataraneta de Alice Lydell que é a ‘Alice original’, ou seja, a garotinha que inspirou Lewis Carroll na criação de ‘Alice no País das Maravilhas’. A menina, por sua vez, sofre com “alucinações”, ouvindo os pensamentos das plantas e dos animais e tem certeza de que acabará sua vida sendo internada em um sanatório, assim como sua mãe. Pra resumir, a história gira em torno da ida da menina até o País das Maravilhas pela mesma toca de coelho por onde passou a personagem de Lewis Carroll, na intenção de corrigir problemas não resolvidos graças a ida da então “Alice original” anos antes.

O livro me interessou, em um primeiro momento por se tratar de uma releitura de um dos contos mais interessantes e utópicos dos últimos tempos e, claro, por ser um dos meus preferidos mas, após ler a sinopse e algumas resenhas acabei me interessando verdadeiramente pela história. Pela primeira vez usam Alice Lydell, a pessoa real, como personagem de um livro – mesmo que apenas como uma memória – e isso é muito legal. Além disso, pelas resenhas que li as aventuras da menina fazem jus ao título ‘O lado mais sombrio‘. Estou super hiper curiosa e interessada!

2. A Rainha de Copas – Coleen Oakes, Universo dos Livros
rainha de copaO título já sugere mas vale a pena dizer, o livro conta a história inversa, ou seja, a história do vilão, contrariando os padrões, o que é muito bem-vindo no meu ponto de vista. Dinah é uma princesa e vive entediada em seu palácio no País das Maravilhas, mesmo país que irá governar quando se tornar a Rainha de Copas. Seus dias ganham um pouquinho de cor quando é visitada pelo amor de sua vida, o futuro cavaleiro de copas.
Uma sequência de eventos sangrentos sugere que algo de errado está acontecendo nos extravagantes salões do palácio e cabe a ela, pouco tempo antes de sua coroação, desvendar tais mistérios, para não acabar perdendo sua cabeça para um inimigo misterioso e sem rosto.

Ainda seguindo a linha ‘País das Maravilhas’ o livro me chamou atenção por manter o foco na história por trás de uma das personagens mais marcantes da literatura, a Rainha de Copas. Personagens conhecidos como o Gato de Cheshire, o Coelho Branco e o Chapeleiro Maluco fazem parte da narrativa, o que torna tudo muito mais intrigante e curioso.

3. Saga Encantadas – Sarah Pinborough, Editora Gente
Arquivo_fechado_CURVAS_finalUsei a foto do volume 1, Veneno, para ilustrar a Saga Encantadas da autora Sarah Pinborough. A coleção conta com três unidades, cada uma destinada a um Conto específico sendo elas: Veneno (Brande de Neve); Feitiço (Cinderella) e Poder (A Bela Adormecida).

A saga me interessou muito após ter lido em alguns lugares que os personagens são descritos com características de pessoas comuns, ou seja, como nós. A princesa não é perfeita, na verdade é bem chatinha e mimada; a Madrasta tem lá seus motivos para ser tão ruim assim; os príncipes não são nada encantados; e reinos distantes também tem problemas reais. Adoro essas releituras que trazem os contos para a realidade da vida moderna. Fiquei bem curiosa, e você?

4. Contos de Fadas, Editora Zahar
Preciso dizer que o livro trás uma coletânea de Contos de Fadas? O título está um tanto quanto óbvio, né? A Zahar, capamesma editora da edição Bolso de Luxo de ‘Alíce no País das Maravilhas’ e outras, nos presenteou com clássicos da literatura, como: Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, Irmãos Grimm, Charles Perrault, Joseph Jacobs e Hans Christian Andersen em um livro só ❤

Meu interesse no livro, além de estar super curiosa pra saber e ler quais contos a Zahar selecionou de cada autor, claro, é também de colecionadora. A edição é linda e, conhecendo a qualidade da Zahar deve ser muito bem feita. Ter livros como esse na estante nunca é demais.

5. Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos – Irmãos Grimm, Editora Cosac Naify
ContosMaravilhososEDomesticosPara tudo que de toda essa lista o troféu ‘Desejo pra Vida‘ fica com essa edição da Cosac Naify, mesma editora da edição de ‘Alice no País das Maravilhas’ ilustrado por Luiz Zerbini. A Cosac Naify é uma das minhas editoras favoritas, quando se trata de edições colecionáveis.

O livro possuí a versão original das 156 histórias, nunca antes reunidas em português, diretamente traduzidas do alemão. A coletânea, dividida em dois tomos como a original (publicados em 1812 e 1815), conta com tradução da especialista Christine Röhrig e ilustrações do gravurista pernambucano J. Borges. A Cosac Naify manteve os prefácios escritos pelos Grimm e algumas notas de cunho histórico.

Os livros vem envoltos com uma capinha lindíssima (foto) e são, individualmente, maravilhosamente trabalhados, artisticamente falando. Estou até com uma certa raivinha por ainda não tê-lo ): haha

6. A Formação de Uma Marquesa – Frances Dogson Burnett, Editora Pedra Azul
A formação de uma marquesaDa mesma autora de ‘A Princesinha’ e ‘Jardim Secreto’, editora Pedra Azul lança ‘A Formação de uma Marquesa’, romance de época que ainda está em processo de tradução mas logo estará disponível no site da editora. O único que foge do tema ‘Contos de Fadas’, nessa Wish List, mas ainda assim merece seu interesse.

Escrito em 1901, o livro conta a história de Emily Fox-Seton. Uma mulher de boa família, ainda solteira e sem opções matrimoniais. Já em seus 34 anos, tem que trabalhar para se manter e o faz realizando entregas para senhoras da alta sociedade. Uma dessas ricas mulheres a convida para sua casa de campo, onde ela se conhecerá o marquês de Walderhurst, um dos melhores partidos do momento, que se interessará por Emily e a abrirá as portas de uma vida cheia de comodidades, mas também repleta de perigos.

7. A Psicanálise dos Contos de Fadas – Bruno Bettelhem, Editora Paz & Terra
download (1)Em A psicanálise dos contos de fadas, Bruno Bettelheim faz uma radiografia das mais famosas histórias para crianças, apontando o seu verdadeiro significado, mostrando os processos psicológicos que ocorrem no cérebro da criança ao se deparar com os contos de fadas e o quão necessárias são essas histórias para o seu desenvolvimento psicológico e social.
Os contos de fadas, considerados por muitos pais e educadores como irreais, falsos e recheados de crueldade são, para as crianças, algo que lhes fala, em linguagem acessível, sobre um mundo que tem significado. Depois que a psicanálise desmitificou a “inocência” e a “simplicidade” do mundo da criança, os contos de fadas voltaram a ser lidos (e discutidos), justamente por descreverem um mundo pleno de experiências, de amor, mas também de destruição, de selvageria e de ambivalências.
A psicanálise dos contos de fadas é uma obra de referência para as ciências psicológicas, que estudam o desenvolvimento infantil, para a pedagogia, para as artes e para as literaturas.

Apesar de não estudar psicologia me interessei pelo livro pois falo sobre o assunto por aqui, né? E conteúdo extra nunca é demais.

8. Desventuras em Série – Lemony Snicket, Editora Cia. das Letras
desventurar em sérieConfesso que este foi um daqueles casos em que se assiste ao filme e através dele se tem acesso ao livro, sabe? Não sei qual a melhor ordem para conhecer as histórias mas as vezes não temos culpa do que vem primeiro até nós, rs.

A coleção possuí 13 livros e por ter gostado muito do filme me interessei em conhecer a história original, também. A série narra as aventuras de três crianças – os órfãos Baudelaire – após a morte de seus pais em um incêndio. A série é repleta de alusões literárias e culturais.

Depois que eu descobri que o filme se baseou apenas nos três primeiros livros, ou seja, tem mais 10 livros cheios de histórias até então desconhecidas por mim, fiquei louca pra ler a coleção inteira. Você não?

_______________________________

O que vocês acharam da primeira WishList ? Gostaram? Já conheciam algum? Ficaram com vontade de ler também? Me conta nos comentários ;D

Anúncios

2 comentários sobre “WishList Literária #1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s